segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Memória Descritiva

A Memória descritiva pretende trazer passo a passo as atividades desenvolvidas no projeto com seus objetivos e se foram alcançados.

Dia 21 de março de 2012

Lançamento do livro A ESCOLA DA REPÚBLICA: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911 a 1918) de Gladys Mary G. Teive e Norberto Dallabrida. Lançamento também da exposição de mesmo nome do livro.

Burburinho na escola: "Tem exposição e solenidade acontecendo na escola"

O evento principal aconteceu no período noturno e trouxe autoridades, professores e alunos universitários, ex-alunos e ex-professores, alunos e professores da escola e familiares.

A exposição continuou por 20 dias no auditório da escola.

Os painéis da exposição é encontrado >>>clicando aqui <<<

O lançamento do livro pode ser visto >>> clicando aqui <<< 

Dia 26 de março

A turma do quinto ano vespertino vai visitar a exposição.
Objetivo: conhecer através dos painéis a história das escolas da república.

A atividade você encontra >>>clicando aqui <<<<

Voltando a sala aconteceu a reunião do grupo trazendo o que viu, que dúvidas ficou e depois o registro escrito.

Dia 28 de março

Saímos maravilhados com tudo que vimos na exposição e com algumas duvidas. Uma delas foi: o que é república?
Para sanar essa dúvida fomos pesquisar.
Objetivo: Oportunizar buscas em sites da internet para resolver a problemática.

A atividade você encontra >>> clicando aqui <<<

Em sala foram discutidos os conceitos encontrados e a percepção entre a diferença entre o império e a república.

Dia 4 de abril

E ainda de observações da exposição e falas dentro da escola, o questionamento era: o que é mesmo centenário?
O caminho foi a sala de informática e sair pesquisando nos sites.

A atividade você vê aqui >>>clique<<<

As conclusões foram debatidas ali mesmo na sala de informática. Hoje deu até um tempinho para jogar um pouquinho (*_*).

Dia 11 de abril

Descobrimos no site da UFSC um trabalho fantástico feito com fotos do passado e presente.
Levamos as crianças para conhecer.

O que foi feito você encontra >>>clicando aqui<<<

As crianças anotaram as observações e ficou decidido que iriamos discutir em grupo em outra oportunidade. E que apresentaríamos ao grupo o tínhamos observado. 

Dia 12 de abril

As estudantes da UDESC, Ana Paula e Luiza, foram explicar para os alunos a importância de conservar os documentos da escola.

A atividade você vê >>>clicando aqui<<<

A avaliação foi muito boa. As crianças ficaram encantadas, pois não conheciam os documentos e fizeram uma ponte aos registros antigos, que eram todos feitos a mão, e que hoje é informatizado. Acharam muito interessantes os boletins de antes e de como são diferentes agora.

Dia 16 de abril

Continuando a nossa atividade sobre as fotos do passado e como está agora no presente, os alunos participaram de um vídeo onde falavam dessas experiências e observações.

Veja os vídeos >>>clicando aqui<<<

Nem todos os alunos quiseram participar da explicação pela timidez de se expor no vídeo, o que é visível no que apresentamos. Respeitar a decisão das crianças é nossa obrigação.
Depois de filmarmos houve uma assembléia avaliativa. Até o momento estão achando tudo muito interessante segundo a maioria deles.

Dia 18 de abril

Resolvemos então fazer a mesma coisa com as fotos do nosso acervo fotográfico e começamos a reproduzir no presente as fotos do passado.

As fotos você encontra aqui >>>clique<<<

Dia 19 de abril

No dia seguinte nos reunimos para comparar as fotos. Saíram várias falas, muitas repetidas, mas o sabor bom de ter feito a atividade foi muito bom.

Você pode ler algumas falas >>>clicando aqui<<<

Dia 23 de abril

E diante de tantas histórias já contadas em fotos, na exposição. Na descoberta do que é centenário; que século também é 100 anos. Resolvemos lançar outra pergunta: E quem foi Lauro Müller? Por que a nossa escola recebeu este nome?
Hoje só perguntamos e fomos a pesquisa.

A atividade você encontra >>>clicando aqui<<<

Dia 27 de abril

Depois de pesquisa em textos, livros e internet, finalmente descobrimos quem foi Lauro Müller e a sua importância na época que a escola foi inaugurada. Após a produção do vídeo de três falas de alunos, fizemos uma roda para avaliar a nossa caminhada e os depoimentos foram de muita satisfação aos resultados alcançados. Hoje falei que na segunda-feira viria com uma pergunta muito difícil de responder e que eles não poderíamos pesquisar. A resposta teria que vir de dentro deles. CURIOSIDADE NO AR (*_*)!

O vídeo que fizemos hoje pode ver ver clicando >>>aqui<<<

Dia 30 de abril

Com o objetivo de construir a linha do tempo da nossa história centenária, hoje realizamos uma grande discussão sobre o começo da história de cada um e da nossa juntos. Não foi possível iniciar a linha do tempo, nem explicar o que é, no entanto os questionamentos que ficaram no ar foram fantásticos.

Leia como foi >>>clicando aqui<<<

Dia 2 de maio

Iniciamos hoje a construir a nossa linha do tempo a partir da atividade anterior. O objetivo de se construir uma linha do tempo é fazer com que o aluno perceba o tempo cronológico e histórico. 

Você pode ver a atividade >>>clicando aqui<<<

Dia 3 de maio

Gravação do ensaio do hino da escola.

A gravação você pode ver >>>clicando aqui<<<

Dia 7 de maio

Começamos hoje a pesquisa da história da nossa escola. Primeiro fomos a biblioteca e pouco encontramos. Depois fomos a sala de informática e quase nada encontramos. Deixei um pouco de frustração nas crianças e professores.

Para ver o registro>>>clicando aqui<<<

Dia 9 de maio

Reflexão sobre o hino escolar. Que história ele nos conta?

A s reflexões você pode ver clicando >>>aqui<<<

Dia 11 de maio

Relato do professor Gilmar. O professor veio contar sobre o hino da escola. E o papo foi mais longe; falou-se de disciplina, violência na escola, a falta de interesse nos dias atuais e o uso das tecnologias. A atividade depois gerou uma reflexão interessante dos alunos.

A atividade você encontra >>>clicando aqui<<<

Dia 14 de maio

Conhecer a história é também ouvir os personagens. Convidamos a professora Alexandra para contar como era a escola no seu tempo. O objetivo era mostrar as diferenças entre o tempo escolar de Alexandra com os alunos da turma.
A atividade foi filmada.

Assista o vídeo e leia os comentários das crianças clicando >>>aqui<<<

Dia 15 de maio

A atividade de hoje é continuar a nossa linha do tempo, mas a dificuldade de encontrar os registros da história da nossa escola é grande. Hoje especificamos as mudanças de nomes pela qual ela passou.

Para ver a atividade clique >>>aqui<<<

Dia 17 de maio

Após relato do professor Gilmar realizamos uma síntese de sua fala, mas não uma reflexão sobre sua afirmação de que hoje os alunos são mais agressivos e não tem interesse pelos conteúdos escolares. Hora de sentar e resgatar o momento, fazendo uma reflexão sobre o assunto e dar encaminhamentos para superação dessas problemáticas.

Para assistir o vídeo clique >>>aqui<<<

Obs. As crianças ficam extremamente tímidas quando sabem que estão sendo filmadas, comprometendo um pouco a reflexão. Continuamos a reflexão após desligar a câmera. 

Dia 18 de maio

A atividade de hoje é: eu escuto, eu conto. Uma equipe terá a tarefa de ir acompanhar o relato da professora do terceiro ano quando era aluna na escola. O relato será filmado para depois ser apresentado para os demais colegas.

A atividade você pode ver >>>clicando aqui<<<

A equipe voltou para a sala e contou sua experiência. O objetivo é pequenos grupos pesquisar algo mais sobre nossa história e trazer como novidade para o grande grupo. 

Dia 24 de maio

Comemoração do centenário com todos da escola. Estavam presentes também autoridades, ex-funcionários, ex-alunos e familiares. Paramos o trânsito da cidade para festejar (*_*)!

Para ver a postagem você pode >>>clicar aqui<<<

Dia 28 de maio

Nas pesquisas na biblioteca um grupo descobre a cópia do antigo livro de honra. Na aula de hoje, a equipe vai apresentar este livro para os colegas observarem como era o registro dos alunos que se destacavam no ano.

A atividade pode ser vista se clicar >>>aqui<<<

Dia 31 de maio

Hoje foi dia de contação de histórias. Histórias de família. A professora Márcia contou a passagem de sua avó, como aluna, pela escola e o quanto isso é importante em sua vida. O objetivo da atividade é mostrar aos alunos da importância da escola em muitas famílias, pois temos muitos alunos que seus pais e avós também estudaram na nossa escola. Foi um papo informal com muita aprendizagem.

A contação pode ser vista se você clicar >>>aqui<<<

Dia 1 de junho

Parada para pensar e repensar a caminhada. As avaliações têm acontecido no processo, mas o objetivo hoje é sintetizar tudo que aprendemos e o que mais queremos saber.

Para saber como foi >>>clique aqui<<<

Dia 5 de junho

Hoje convidamos a professora Deise Mara Menezes, nossa ex professora de História, para nos explicar o que é tombar um patrimônio histórico. São objetivos da atividade compreender o conceito de tombamento de um patrimônio cultural e continuar o desenvolvimento da nossa linha do tempo.

A atividade pode ser vista clicando >>>aqui<<<

Dia 6 de junho

Registro de outra atividade realizada no dia de ontem. O segundo grande momento do dia foi o relato da professora de História Maria Alice Hoss sobre como era a escola no tempo do império. O convite para a professora surgiu quando em avaliação ficou decidido que iríamos descobrir se havia escola no tempo onde "reis" comandavam o Brasil.

O momento com a professora Maria Alice pode ser visto clicando >>>aqui<<<  

Dia 14 de junho

Encontro para relembrar as aulas das professoras Deise e Maria Alice: o que aprenderam?
Também realizamos a organização do seminário final.

Para assistir o vídeo da atividade você pode clicar >>>aqui<<<

Dia 18 de junho

Hoje a turma do quinto ano ouviu o relato do ex aluno Júlio César que frequentou a antiga escola primária da nossa escola. Júlio começou seus estudos na nossa escola no ano de 1967 com sete anos. Além de contar como era seu tempo de escola ainda deu belos conselhos para nossos alunos contemplando os temas direitos e deveres dos estudantes.

Para assistir o relato clique >>>aqui<<<

OBS. Estamos com dificuldades para postar as atividades no blog. Uma queda brusca de energia queimou nossos computadores na sala de informática. As atividades continuam, mas os registros estão no blog estão sendo realizados somente em casa pela professora Márcia, por este motivo estamos atrasando a sistematização neste espaço.

Dia 22 de junho

Hoje a Professora Ed Fátima Teixeira nos presenteou com uma fantástica palestra sobre o movimento da escrita e fala através do tempo. O objetivo foi discutir sobre as observações que alguns alunos fizeram sobre a diferente ortografia de várias palavras escritas no livr de honra da escola.

Para assistir a aula clique >>>aqui<<<

Dia 28 de junho

Estamos em produção dos trabalhos para a apresentação no seminário final do projeto, mas estamos com problema...

Saíba mais clicando >>>aqui<<<